sexta-feira, 26 de novembro de 2010

3,2,1, GO! architecture v02

O terreno situa-se no centro histórico do Porto, entre os Guindais à cota alta e a Ribeira à cota Baixa, é cercado pela muralha fernandina e Ponte Luís I a poente e o edificado e Ponte do Infante a Nascente. Assume-se como um ponto intermédio e de relação entre a Sé, Batalha e Guindais à cota alta e a Ribeira e rio à cota baixa, com Vila Nova de Gaia na outra margem. Situa-se mais precisamente na Rua de Arnaldo Gama, antes da intersecção com a Rua do Miradouro.

O programa passa pela criação de um espaço multi-funcional que deverá responder ao projecto de uma CINEMATECA, bem como da exploração dos espaços colectivos e relação com a área envolvente e exterior à definição do lote.
Os elementos programáticos necessários (mas não únicos, sendo possível a inserção de outros elementos caso se considere pertinente) são os de 2 Salas de Projecção (50 lugares cada); 1 Sala de Exposições temporárias; 1 pequena Mediateca (com arquivo); 3 Gabinetes Administrativos e 1 Sala de Reuniões; 1 Cafetaria/Restaurante, que deverá ser concebida tendo em conta o seu uso autónomo em relação à Cinemateca. Dever-se-á ainda pensar num espaço de projecção ao ar livre.
A área de ocupação poderá ultrapassar os limites do terreno (inclusivamente para lá do Funicular dos Guindais), respeitando no entanto o edifício anexo e o seu programa, e tendo em conta que o espaço privilegiado de implantação será o terreno fornecido, no qual se deverá localizar um mínimo de 2/3 da área total do projecto – soma de todos os pisos.


CONSIDERAÇÕES:
A entrega terá de ser efectuada até as 20h do dia 28 de Novembro (Domingo).
Os trabalhos poderão conter o código que vos foi atribuído como elemento identificativo e terão de ser entregues via e-mail, em formato .pdf ou .jpeg para o endereço:

(ou a partir da pasta criada através do programa Dropbox - convites para a criação de pasta partilhada já enviados aos participantes - quer no e-mail (assunto), quer no ficheiro, deve ser escrito apenas o código do grupo.)

Todas as participações que ultrapassem o prazo de entrega serão rejeitadas;
Em relação à entrega de maquetas (opcional), membros da organização do GO! estarão entre as 18h e as 20h do dia de entrega, na sede da AEFAUP (nas instalações da FAUP) para as receber pessoalmente.
Os cartazes deverão ser produzidos e entregues em formato digital A1 ao alto.

Abaixo fornecemos os links para download da documentação auxiliar à realização da proposta: plantas, cortes, alçados (em formato .dwg e .pdf) e fotografias do local.

Documentação em formato .dwg e .pdf:

Fotografias do terreno:

CONTACTOS
Em caso de surgimento de problemas na recepção de ficheiros ou envio da entrega por e-mail (para o endereço acima indicado), deve ser contactado um dos dois elementos abaixo indicados:

António Faria     00351 915263342
Diogo Silva        00351 919598150

1 comentário: